O Pequeno Nicolau: A tremenda simplicidade de uma alegria contagiante.

Staff Filmes 3 Comments

Le petit Nicolas. Director: Laurent Tirard. Maxime Godart, Valerie Lemercier, Kad Merad, Sandrine Kiberlain, Daniel Prévost. 91 min.     Estar envolvido no universo da educação da afetividade com o Cinema faz com que cada vez que vejo um filme, me pergunte qual é o valor que agrega ao projeto pedagógico ao qual estou atrelado. É um questionamento do qual não me consigo liberar; …

Susanna Tamaro: “Va aonde seu coração mandar”

Staff Livros 6 Comments

Este foi o meu primeiro encontro com a obra de Susanna Tamaro.  Um momento inesquecível, prelúdio de muitos outros. Utilizei inúmeras vezes os dizeres que a autora coloca elegantemente neste livro, recomendei-o para muitas pessoas que, posteriormente, me agradeceram. Hoje, passados mais de 13 anos, vim lembrar que na época em que li “Vá aonde seu coração mandar” escrevi uma …

Perfis da Espanha: Andanças culturais a propósito de um Congresso Internacional – Parte 4 de 4

Staff Artigos Leave a Comment

13 – 15 de Outubro: Outras andanças espanholas. Em Salamanca fazia frio naquela noite. O hotel, situado próximo do centro velho, facilitou a tentação de ir jantar na Praça Maior, verdadeira jóia arquitetônica. A hora era avançada, as ruas poucos transitadas, mas os monumentos iluminados –sempre efeitos luminosos muito bem conseguidos- nos deram as boas vindas, de modo aconchegante. Na …

Perfis da Espanha: Andanças culturais a propósito de um Congresso Internacional – Parte 3 de 4

Staff Artigos Leave a Comment

10-11 de Outubro: Andanças por Andaluzia. Estar em Málaga e não aproveitar para conhecer algumas cidades de Andaluzia, seria um equívoco cultural. De modo que tínhamos já montada nossa viagem para, antes de regressar a Madrid, visitar Granada, Sevilla e Córdoba. Sabendo da dificuldade para encontrar ingressos para la Alhambra de Granada, tentamos comprá-los no dia anterior em Málaga, mas …

Perfis da Espanha: Andanças culturais a propósito de um Congresso Internacional – Parte 2 de 4

Staff Artigos Leave a Comment

6-9 de Outubro: Málaga e o Congresso O dia 6 de manhã saímos de Madrid rumo a Málaga, onde seria o congresso, motivo principal da viagem. Manuel, o motorista que tinha nos levado nos dias anteriores nas visitas às cidades de Castela, também viria conosco desta vez. Na verdade, foi uma solicitação expressa que fizemos à agência de ônibus, porque …

Pensando sobre Marañon em sua terra: O médico e a tolerância

Staff Colaboradores 1 Comment

Por João A. G. G. Prats Diário da nossa viagem: difícil escrever. Parece que foi tudo tão rápido. Mas tanto aconteceu nesses poucos dias que se passaram. Quanto amigo reviu? Poucos, mas pude conhecer novos amigos. A vida nos mostra lições a cada dia. Esta viagem certamente não foi diferente. Como pôde, Gregorio Marañon durante sua juventude ter visto, vindo …

Perfis da Espanha: Andanças culturais a propósito de um Congresso Internacional – Parte 1 de 4

Staff Artigos Leave a Comment

Contaram-me em certa ocasião que alguém se aproximou de Ortega y Gasset para lhe pedir algum tipo de explicação conceitual. O filósofo olhou para o interlocutor, sorriu e disse: “O que o senhor precisa é ler menos e viajar mais”. Este conselho se me fez presente no momento em que o nosso avião aterrissava em Madrid, no primeiro dia de …

É possível humanizar a Medicina? Reflexões a propósito do uso do Cinema na Educação Médica

Staff Medicina Leave a Comment

O artigo “É possível humanizar a Medicina? Reflexões a propósito do uso do Cinema na Educação Médica”, de minha autoria, foi publicado na revista O Mundo da Saúde, v. 34, n. 3, do período de julho/setembro de 2010. Veja o resumo a seguir e faça o download do artigo em PDF. A questão central do presente artigo traduz-se numa pergunta: …