José Morales. “Newman (1801-1890)”

Staff Livros 4 Comments

José Morales. “Newman (1801-1890)”. Rialp. Madrid. 2010. 470 pgs.      Agora sim encontro e desfruto com uma biografia formidável do Cardeal Newman. Há um par de anos, aventurei-me com o que pensei ser uma biografia, e resultou um mergulho enciclopédico na consciência deste fascinante personagem. A informação era muita, mas se perdia o fio cronológico. Agora, após ler este livro, seria …

James Joyce: “Dublinenses”

Staff Livros Leave a Comment

James Joyce: “Dublinenses”. Biblioteca Folha. São Paulo. 2003. 222 pgs.      Foi numa viagem a Dublin, por conta de um congresso de educação. O livro estava na biblioteca, mas não me tinha decidido a lê-lo.  Encontrei-me com James Joyce, imóvel e pensativo, a poucos metros da O’Connell Street, no coração da cidade. Registrei o momento e fiz o propósito de ler …

A literatura como ferramenta de formação, de criação de uma cultura humanista.

Staff Colaboradores Leave a Comment

I – Alguns breves apontamentos. O aprendizado do homem não advém única e exclusivamente da ciência, embora esta tenha o seu peso e a sua importância. Sem dúvida alguma que o conhecimento organizado, sistematizado, e didaticamente exposto, permite uma maximização do saber. No entanto, não podemos deixar de considerar que as artes, de uma forma geral, e a literatura, em …