Medicina de Família e Cinema: Recursos Humanísticos na Educação Médica
A Medicina de Família, entendida como disciplina acadêmica, possuidora de um corpo próprio de conhecimento e metodologia elaborada que fundamenta o seu sistema, se apresenta como um recurso de peculiar utilidade na educação médica e como um possível caminho no resgate da humanização da Medicina. A Medicina de Família apoia-se em quatro colunas que são o fundamento da sua atuação acadêmica. Primeiramente a abordagem do paciente e não apenas da doença –uma medicina centrada na paciente- como centro dos seus estudos, que a capacita para desenvolver a atenção primária à saúde. Em segundo lugar, a preocupação contínua com o processo de educação médica que faz do Médico de Família um educador. O caráter humanista do médico de família, em terceiro lugar, que procura nas ciências humanas contínuos recursos para formar-se e melhor se conhecer, ao tempo que melhora o conhecimento do seu objeto principal de estudo: o ser humano. Finalmente, a formação de lideranças, entendendo-se como tal o médico que incorpora a reflexão sobre a sua prática médica, podendo assim construir-se como profissional consciente, colaborar na educação continuada de outros, e ser formador de opinião e o interlocutor adequado do paciente que procura ajuda. A pessoa é, pois, o centro da Medicina de Família, e a Antropologia a ciência base da sua atuação. Neste contexto antropológico de atuação médica, recorrer às artes e humanidades como meios na formação do médico encontram o seu lugar próprio. O Cinema mostra-se particularmente útil na educação afetiva do estudante de medicina, por sintonizar com o universo do estudante onde impera uma cultura da emoção e da imagem. Educar as atitudes, supõe mais do que oferecer conceitos teóricos ou mesmo simples treino; implica promover a reflexão –verdadeiro núcleo de processo humanizante- que facilite ao estudante a descoberta de si mesmo, e permita extrair do seu interior o desejo de um compromisso vocacional perdurável. Medicina de Família & Cinema oferece alguns exemplos metodológicos que se mostraram úteis para provocar estas reflexões. Não pretende esgotar o tema nem constituir-se num livro de metodologia, mas oferecer uma ocasião de reflexão para estudantes e professores de Medicina sobre o processo –apaixonante desafio- que é capaz de construir um Médico Humano que protagonize o resgate do humanismo médico, a re-humanização da Medicina.