Uma Viagem pela Espanha: O Grupo Maravilha!

Staff Artigos 4 Comments


O objetivo central da viagem estava bem definido: assistir à Beatificação de D. Álvaro del Portillo que teria lugar em Madrid, no dia 27 de Setembro de 2014. E assim foi. Mas, sem perder o foco da razão principal que agregou este grupo formidável, surgiu a oportunidade de visitar vários locais na Espanha central e, principalmente, de viver experiências inesquecíveis. De amizade, de companheirismo, de alegria e bom humor e, naturalmente, um mergulho cultural de alta densidade. As fotos que aqui se recolhem são apenas uma amostra destes dias inolvidáveis. As lembranças mais importantes –bem sabemos disso- não estão plasmadas nas imagens, mas as guardamos todos na cabeça e no coração. Foi um prazer imenso participar do grupo MARAVILHA.

22 de Setembro, Segunda Feira.

Chegamos a Madrid de manhã. Lá estava Santiago –nosso comandante do ônibus que nos acompanhou em todo o percurso- nos esperando. E seguimos diretamente para Toledo.


Em Toledo, visitamos a Catedral –um gótico exuberante- e o Museu de El Greco, que faz parte do conjunto. Entendemos a importância da Cidade Imperial que o Imperador Carlos V instituiu como capital do Império Espanhol, quando os Habsburgos (Austrias) iniciaram a linha monárquica espanhola. Sentimos a importância desta hoje pequena cidade onde conviviam pacificamente as três culturas: a cristã, a judia, e a muçulmana. Não podia faltar a visita à Igreja de Santo Tomé, onde se conserva o famoso quadro de El Greco: “O enterro do Senhor de Orgaz”. E, naturalmente, o almoço que inaugurou o estilo que veio presidir a culinária destes dias: as tapas.

23 de Setembro, Terça Feira

Logo de manhã saímos de Toledo (o lugar mais ao sul da Espanha que visitamos nestes dias) e nos dirigimos ao norte, chegando a El Escorial. Visitamos detalhadamente o mosteiro que Felipe II mandou construir em honra de São Lourenço, como memória da vitória contra os franceses em S. Quintin, acontecida no dia deste santo (10 de Agosto). Felipe II, o Imperador em cujos reinos nunca se ocultava o sol: quando anoitecia nas Filipinas, amanhecia no Peru.


De El Escorial, passamos pelo Valle de los Caidos, e a caminho de Segovia, fizemos um alto no caminho para almoçar. Novamente tapas com vinho da casa e, o mais importante, um grande ambiente de amizade e alegria.


Segóvia brindou-nos a oportunidade de conhecer a última catedral gótica da Espanha (lembremos que a primeira foi a de Ávila, que visitamos posteriormente; e no meio delas a de León, Burgos e Toledo). Também visitamos o Alcázar de Segovia, castelo do século XI, com ampliações e reformas posteriores, no qual se inspirou Walt Disney para desenhar o seu castelo de Disney.

Foi um dia intenso, com toneladas de informação cultural. No fim do dia, chegamos a Ávila, para jantar e repor forças.


24 de Setembro, Quarta Feira

Necessário comentar sobre o nosso hotel em Ávila, que não era outro que a casa natal de Santa Teresa. Lá tivemos também a Missa de manhã, assim como no final da tarde do dia anterior. Foi o que denominamos “experiência monástica”, embora no século XVI não gozariam das comodidades que nós tivemos.



O passeio por Ávila –da mão de Blanca, nossa guia, mulher apaixonada pela cidade e por Santa Teresa- foi inesquecível, de grande riqueza cultural. A história das muralhas, edificadas no século XI e perfeitamente conservadas, abraçaram materialmente todas as informações que nos deram nesse dia. As famosas Yemas de Santa Teresa não faltaram no nosso passeio.


De Àvila, fomos até Salamanca onde outra guia estava nos esperando. Visitamos a Catedral e a famosa Universidade, a primeira instalada na Espanha no século XIII.




25 de Setembro, Quinta Feira

Saímos de Salamanca logo de manhã com o objetivo de visitar duas das mais famosas catedrais góticas da Espanha: Leon e Burgos. Para ambientar-nos assistimos durante a viagem “El Cid”, pois estaríamos na terra dele, Burgos, no final do dia.

Chegamos a Leon, visitamos o Parador de San Marcos, um exemplo de estilo renascentista espanhol, que muito lembra o mosteiro dos Jerônimos em Lisboa.



Na praça da Catedral de Leon, fizemos esta duas fotos clássicas.



Em Burgos, estava nos esperando o guia Nicolás, outro exemplo de homem apaixonado pela arte. Guiou-nos pela catedral e em 50 minutos deu-nos uma visão histórica e artística impressionante. Outra experiência inesquecível.



Assistimos a Missa na Capela do Santo Cristo de Burgos, e também vimos a homenagem a El Cid que está no claustro inferior da Catedral.



De noite, alguns se animaram a passear pela cidade, ver as estátuas da ponte que estão relacionadas com o cantar de El Cid (como a de dona Ximena que aqui consta), e experimentar o chocolate com churros na noite fria de Burgos.




26 de Setembro, Sexta Feira

Antes de sair para Madrid, ainda em Burgos, passamos pelo Mosteiro de Las Huelgas e pela Cartuxa de Miraflores.



E chegamos a Madrid, diretamente ao Colégio El Prado, onde pudemos assistir a Missa, e almoçar depois.




Após o almoço, impunha-se um passeio por Madrid. Parque dos Jardins del Buen Retiro, com o seu estanque (laguinho) incluído. E passamos diante do Museu del Prado, com direito a foto na porta de Velázquez.




27 e 28 de Setembro, Sábado e Domingo, Madrid.

Passear por Madrid, inclui conhecer a cidade à noite, o que aconteceu depois dos nossos jantares na capital da Espanha. Um ponto obrigatório é a Puerta del Sol, com o Urso e o Madroño, símbolo que figura no escudo de Madrid.



Outro local imprescindível: a imagem da Virgem de la Almudena, junto da Catedral, no local que apareceu na muralha milagrosamente no século XI.


 

O ambiente no dia da Beatificação de D. Álvaro é indescritível. Somente quem lá esteve para saber o que teve a sorte de viver.




Não faltou, no domingo 28, um almoço em família. O grupo maravilha e importantes agregados.


29 de Setembro, Segunda Feira, Zaragoza

Saímos para Zaragoza na segunda feira cedo. Lá estivemos na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Espanha. Tivemos a Missa na Capela de Santo Antonio dentro da Basílica de El Pilar.




E também visitamos a Catedral de La Seo, onde fizemos esta fotografia do lado de uma das paredes mudéjares. E o Teatro Romano, que nos fala da origem da cidade.



30 de Setembro, Terça Feira, Barbastro e Torreciudad.

Em Barbastro uma foto necessária na frente do edifício que ocupa o lugar da casa onde nasceu São Josemaria. Muito emocionante.


A visita a Torreciudad, momento muito esperado pelo grupo.

Em Torreciudad tivemos Missa na Capela da Sagrada Família. E houve encontros importantes….como este com o Arcebispo de Johannesburgo.



Jantamos em Zaragoza, convidamos o Rogelio, médico, que mora lá e nos contou coisas na tertúlia, e fizemos esta foto clássica.


1 de Outubro, Quarta Feira, Madrid.

De volta a Madrid, ainda fomos visitar o Museu del Prado: Goya, Velázquez, Murillo, El Greco, Zurbaran, Ticiano, Ribera. Duas horas de imersão cultural.


Comments 4

  1. Viagem fantástica. Como gostaria de estar junto deste grupo maravilhoso e participar de visitas tão esclarecedoras. Parabéns, na canonização estarei com vocês.

  2. Excelente Pablo, pude desfrutar com gosto, mesmo sem ter participado da beatificação, através do texto e fotografias. Na canonização guarde um lugar para mim e para minha esposa.

  3. Grandíssima viagem, Pablo. Todos os lugares são fascinantes e cheios de história. Parabéns ao “Grupo Maravilha”!. Grande abraço a todos. Inácio.

  4. Parabéns ao “Grupo Maravilha”!! A viagem não poderia ser diferente pela beleza e também pelos amigos que lá se encontravam, em especial o nosso grande amigo Pablo, que com peculiar, especial e doce carinho conduziu a viagem, em especial pela Beatificação de Dom Álvaro, o Foco Central!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.